"Rock and Roll não se aprende nem se ensina."

O Rock and Roll é uma das chaves, uma das muitas, muitas chaves de uma vida complexa. Não fique se matando tentando todas as outras chaves. Sinta o Rock and Roll, e então provavelmente você vai descobrir a melhor chave de todas.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

"Não tenho medo de nada, pois já vi e vivi o inferno"



Axl Rose (nascido William Bruce Bailey, Lafayette, 6 de fevereiro de 1962) é o vocalista e pianista do grupo de hard rock Guns N' Roses, sendo ele o único membro original do grupo que se mantêm até hoje, após a saída de vários integrantes. 
A biografia pode começar pelo nome — depois da separação de seus pais quando ele tinha 2 anos, William Bruce Bailey, com sobrenome do padrasto "Bailey". Aos 16, descobriu que o homem que o tinha criado não era seu pai, e então descobriu que o nome do seu pai biológico era "Rose" e pouco depois mudou o seu nome para W. Axl Rose: "w" de William, pois ele não gosta muito do seu nome e abreviou, "Axl" porque era um nome de uma banda que o Izzy tocava e "Rose" porque era o nome do seu pai.
Passou a infância em uma família rígida e religiosa. Eram três irmãos (Axl, Amy e Stuart. Eram obrigados a ir à igreja de 4 a 8 vezes por semana, e também a ler a bíblia. Em uma entrevista à revista Rolling Stone, disse que sempre via seu padrasto batendo em sua mãe, achando assim, que a violência doméstica era um comportamento normal dentro de uma família.
Com a ajuda de um tratamento de regressão, descobriu que havia sido abusado sexualmente pelo pai biológico aos seus dois anos de idade.
Vivendo com um padrasto que espancava a ele e molestava a sua irmã, apesar do fato, o lado religioso de Axl Rose parece não ter sido afetado, já que ele fala abertamente que é Cristão.
Axl sempre isolou-se dos colegas da escola. Quase ninguém tinha gostos semelhantes aos dele, enquanto já pensava em formar uma banda quando crescesse. Um dia, Axl conheceu um amigo que tinha os mesmos gostos, entre outras coisas, a música. Era Jeffrey Isbell, mais conhecido como Izzy Stradlin. Cansado da família rígida, aos 17 anos fugiu para Los Angeles. Lá fundou a banda Hollywood Rose em 1983, com o amigo de infância Izzy Stradlin. Axl Rose participava das banda Hollywood Rose e o baixista dela, Duff McKagan também trabalhava na banda L.A. Guns com Slash e Steven Adler. Como ambas as bandas sofriam falta de componentes e de convites para tocar, a saída mais óbvia foi fundir as duas. Estava fundado o Guns N' Roses, de cuja formação inicial paticipavam Axl Rose (vocal), Izzy Stradlin (guitarra base), Tracii Guns (guitarra solo), Duff McKagan (baixo) e Robert Gardner (bateria). Porém, três dias antes do primeiro show da banda, Tracii e Robert não quiseram ficar mais na banda por desavenças e discordar do rumo da banda, então foram substituídos por Slash e Steven Adler. A primeira turnê da banda foi um total fracasso e eles tiveram de vender parte do equipamento para voltar para casa. O primeiro lançamento do Guns N' Roses foi um EP, Live Like a Suicide, em 1986. A banda assinou contrato com a Geffen Records, e em 1987 lançaram Appetite for Destruction. O álbum vendeu 30 milhões de cópias, e o Guns N' Roses alcançou a fama.

Em 1986, Axl foi morar junto com Erin Everly, filha de Don Everly (The Everly Brothers), que trabalhava como modelo. O grande hit em 1988, Sweet Child O' Mine, foi escrito para ela, que participou também do vídeo da música. Erin disse que Axl a propôs em casamento às 4:00 da manhã ameaçando se suicidar se ela não se casasse com ele naquele mesmo dia. Axl e Erin se casaram em 28 de abril de 1990; dirigiram-se para Las Vegas e se casaram em uma rápida cerimônia. Um mês depois, Axl pediu divórcio, mas logo depois se arrependeu. No mesmo ano Erin engravidou, mas teve um aborto espontâneo. Axl, em análise, dois anos depois:
 "Eu choro toda vez que penso como nós nos tratávamos. Erin e eu nos portávamos como se o outro fosse uma merda. Algumas vezes nos dávamos muito bem, porque as crianças que haviam em nós eram as melhores amigas. Mas daí tinha vezes em que destruíamos a vida um do outro completamente."
O casamento acabou com acusações de abusos psicológicos. No final de 1991, o casamento acabou legalmente. Depois do divórcio Axl foi para a Grécia dizendo que queria ver algumas galerias e desapareceu, quando voltou estava mais animado com a banda.
 Em Janeiro de 1991 o Guns N' Roses se lançou numa super turnê mundial, começando no Rock in Rio II, onde apresentaram o novo baterista da banda, Matt Sorum (na época baterista do The Cult) e o novo tecladista da banda, Dizzy Reed, tocando pela primeira vez algumas músicas que entrariam mais tarde naquele ano nos discos Use Your Illusion I e II
Axl também começou o famoso e conturbado relacionamento com a modelo Stephanie Seymour nas gravações do clipe da música Don't Cry. O romance durou até 1993.
Em 1992 a turnê fez mega-apresentações por toda a Europa e concertos em estádios na América do Norte, com abertura da banda Metallica. Fez duas grandes apresentações no Japão, nas quais foi gravado um vídeo. Várias confusões em shows aconteceram: Axl agrediu um fã durante uma apresentação em Saint Louis, por conta de um incidente com uma câmera fotográfica, e um mega-tumulto ocorreu na cidade de Montreal depois que o Metallica interrompeu seu set, pois o seu vocalista, James Hetfield, se feriu com os efeitos de pirotecnia e quando chegou a vez do Guns, durante a música "Patience", Axl reclamou do retorno e se mandou do palco. O Guns N' Roses lançou o álbum G N' R Lies em 1988, sendo também bem recebido. Depois, dois discos simultâneos: Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, em 1991, que venderam 500 mil cópias em um único dia, sendo que as pessoas dormiam na porta das lojas Tower Records para comprar os discos; os 2 álbuns atingiram respectivamente o primeiro e segundo lugares da Billboard. Durante a gravação de Use Your Illusion, a banda demitiu o baterista Steven Adler por seu vício em heroína. Em 1991, Izzy Stradlin abandonou a banda, o que resultou no convite oferecido a Gilby Clarke para ocupar o lugar daquele.
Axl Rose foi eleito pela revista People como o homem mais bonito do mundo. Em setembro do mesmo ano, a banda ganhou o prêmio de melhor vídeo por November Rain e, neste mesmo dia, no MTV Video Music Awards de 1992, Elton John se juntou à banda para tocar a lendária música ( http://www.youtube.com/watch?v=eLoQteiJNOU ). No fim do ano, a turnê mundial passou pela América do Sul, com shows em São Paulo e Rio de Janeiro. Era o verão de 1993, mais precisamente Julho. Chegava ao fim a mais extensa turnê mundial da história da música. Axl, Slash, Duff, Gilby, Matt e Dizzy voltavam para Los Angeles. Enfim voltavam para casa. Rever seus familiares, aproveitar a fortuna e a fama que fizeram. Depois de tumultos em várias cidades, de terem tido a glória de lançarem um sensacional álbum duplo, terem feito shows inesquecíveis ao redor do mundo e turnê por estádios de futebol, chegou a hora de descansar.

Em Junho de 1994, Erin Everly, a ex-esposa de Axl e o maior amor de sua vida (foi para ela que Axl escreveu canções como: Sweet Child o' Mine, November Rain e Estranged), acusou nos tribunais o músico por agressão. O julgamento foi na cidade de Oklahoma, e Axl citou numa entrevista posterior o quanto a havia amado. Uma testemunha foi essencial para Axl perder a causa. Stephanie Seymour disse que também havia sido vítima de agressões de Rose. Um boato da época disse que o músico a agrediu após uma discussão. No final do julgamento, Axl teve que pagar uma indenização a Everly, nada que o deixasse nem um pouco pobre.

Em agosto de 1996, finalmente a banda foi ao Rumbo Studios para começar a gravar o novo álbum, porém as ideias musicais de Axl não estavam de jeito nenhum batendo com as de Slash. Slash queria um som estilo 'Appetite' e Axl já estava com a mente nas músicas do 'Nine Inch Nails'. O problema se agravou, eles discutiram e acabou que em Outubro, Slash enviava um fax para a MTV dizendo que não fazia mais parte da banda. No noticiário: O Guns N'Roses acabou.  Axl se tornou dono da marca Guns N'Roses, e em maio chamou Robin Finck do Nine Inch Nails para substituir Slash. Em agosto, seu grande amigo, West Arkken morreu de overdose, depois de sofrer queimaduras de 3º grau pelo corpo. Para quem não sabe, Arkeen compôs a música 'Yesterdays' e também aparece no clipe de 'November Rain'.
Depois de 7 anos, a banda, ou melhor, Axl, voltou em Las Vegas, num show de Reveillon. No dia 12 de Janeiro, Axl chegou ao Rio e ficou entocado no hotel Intercontinental. Só saiu no sábado 13, para fazer um cooper pela Lagoa Rodrigo de Freitas, de madrugada, com um personal trainer. No dia 15, às 2 da manhã, surgia os acordes de 'Welcome to the Jungle' no Rio de Janeiro, para delírio dos 230 mil fãs presentes. Um show maravilhoso, com Axl homenageando Beta, (secretária e faz tudo), e dizendo declarações de amor aos brasileiros. Axl não estava naquela forma que os fãs conheciam, nem fisicamente, nem cantando, mas corria o palco inteiro, e depois de 7 anos, quem queria saber se ele tava gordo ou magro, cantando bem ou mal? O que a galera queria era vê-lo, e conseguiram.

Durante o ano de 2006, Axl (mais magro e apresentando melhorias em seu vocal) e sua nova banda reformulada está na estrada, em turnê pela América do Norte, após ter feito a turnê com maior público em 2006 pela Europa, onde, em Londres, no segundo de dois shows para quase 100.000 pessoas cada, saiu do palco no meio da penúltima música e não reapareceu. Com a banda totalmente assustada e aguardando ações da produção e mesmo assim continuando a tocar, entra Sebastian Bach (ex-Skid Row) que acompanhava a apresentação, terminando assim o show, com a entrada "engraçada" de vários anões com bandeiras inglesas. Após o show, o produtor informou ao público que Axl teve problemas de pressão baixa por já estar enfermo há alguns dias e, infelizmente, não pôde terminar a performance.

As confusões continuam perseguindo a banda. Durante um show realizado na Finlândia o vocalista Axl Rose foi preso por agredir um segurança no lobby do hotel onde hospedava-se, após discutir com uma funcionária. Foi liberado após pagar fiança de €4.500 euros. Já em Novembro, a banda cancelou um show na cidade de Portland devido ao simples fato de serem proibidos de beber, enquanto os bombeiros fiscalizavam os materiais de artifícios utilizados pela banda durante o espetáculo. No dia 11 de dezembro de 2009 o Guns N' Roses iniciou a turnê de divulgação do álbum Chinese Democracy. A primeira apresentação da "Chinese Democracy World Tour" foi no Taipei Stadium, na cidade de Taipei, Taiwan. Além de Taiwan, Japão, Coreia do Sul e América do Sul em 2010, fizeram parte da turnê asiática

Axl enfrenta atualmente problemas com a marca Guns N' Roses. Duff, ex-baixista da banda se coloca como detentor do nome Guns N' Roses. Mesmo assim, Axl insistiu na publicação do novo álbum, Chinese Democracy, junto com o outro membro da formação original da banda, o tecladista Dizzy Reed. Todos os fãs aguardavam essa promessa há dez anos, o álbum foi lançado em novembro de 2008. O que se pode conferir é uma pessoa mais madura, com o estrelismo extremamente diminuido. É notável seu trabalho nos primeiros álbuns da banda, onde uma música com harmonia perfeita para o rock da época deixava Slash livre para colocar seu feeling de blues depois da década de 1980, quando ainda cantavam covers de bandas como Led Zeppelin, uma das que mais influenciaram a banda Guns N' Roses.

Axl Rose é o melhor vocalista de sempre, dizem leitores do site MusicRadar.
Axl Rose foi eleito o melhor vocalista de sempre pelos leitores do site MusicRadar - cujo conteúdo é direcionado a músicos. O líder dos Guns N' Roses conseguiu a proeza de arredar para segundo lugar Freddie Mercury dos Queen e para terceiro Robert Plant dos Led Zeppelin. Entre os cantores - da votação ficaram de fora os artistas a solo - que figuram na lista dos 30 melhores vocalistas de sempre encontram-se também Kurt Cobain dos Nirvana, Thom Yorke dos Radiohead e Matt Bellamy dos Muse.
1. Axl Rose (Guns N' Roses)







































2. Freddie Mercury (Queen)
3. Robert Plant (Led Zeppelin)
4. Ronnie James Dio (Black Sabbath, Dio)
5. John Lennon (The Beatles)
6. Bruce Dickinson (Iron Maiden)
7. Thom Yorke (Radiohead)
8. Kurt Cobain (Nirvana)
9. Matt Bellamy (Muse)
10. Paul McCartney (The Beatles)
11. Jim Morrison (The Doors)
12. James Hetfield (Metallica)
13. Maynard James Keenan (Tool)
14. Mick Jagger (Rolling Stones)
15. James LaBrie (Dream Theater)
16. Bon Scott (AC/DC)
17. Steven Tyler (Aerosmith)
18. Roger Daltrey (The Who)
19. Geddy Lee (Rush)
20. Morrissey (The Smiths)
21. Liam Gallagher (Oasis)
22. Jack White (White Stripes)
23. Joe Strummer (The Clash)
24. Stevie Nicks (Fleetwood Mac)
25. Iggy Pop (The Stooges)
26. Smokey Robinson (The Miracles)
27. Frank Black (Pixies)
28. Diana Ross (The Supremes)
29. Debbie Harry (Blondie
30. Martha Reeves (Martha and the Vandellas)

Frases Polêmicas de Axl Rose

"Não estou dizendo que não vou pegar AIDS porque há uma boa chance que todos nós peguemos – quem sabe? Mas a verdade é que você tem de prestar atenção a tudo. Se você vai sair para meter o pau em qualquer coisa, saber quem está comendo quem, descubra!"

"Vivo sempre no limite – um lugar muito, muito perigoso…"

"As pessoas falam sobre o quanto errado é se drogar. Talvez elas (as drogas) tenham sido as únicas ferramentas que eu pude encontrar…"

"Algumas vezes escrevo ótimas canções e penso: ‘Uau! Isso é melhor que Led Zeppelin’. Aí vou para casa, coloco um disco e descubro: ‘Merda! Era mesmo Led Zeppelin’."

"Eu sou um cara sensível e emocional. As coisas me aborrecem rapidamente, fazem-me sentir um cara sem função ou alheio às pessoas, à banda e às coisas da vida. Daí eu fui parar numa clínica para tentar mudar minha maneira de ser. A única coisa que fiz foi responder a um teste de 500 perguntas e ao final deram meu diagnóstico: maníaco-depressivo."


"Axl Rose é, e sempre vai ser o cara mais inexplicavelmente fantástico do mundo do rock... Ele influenciou gerações, mesmo sofrendo, tudo q sofreu em sua infância, ele consegue tocar a alma das pessoas com suas musicas, que mais  parecem poesias para seus fãs"
N-T-T

3 comentários:

  1. cara , sinceramente .. o que eu admiro esse cara não tem explicação alguma , apesar de todas as confusões ele sempre foi um icone e isso não muda em nada minha admiração por ele ! I♥Axl

    ResponderExcluir
  2. Amoo muito por mais de todas as besteiras que ele fez eu amooo muito

    ResponderExcluir