David Garrett (nascido David Bongartz em 4 de setembro de 1981 em Aquisgrano, Alemanha[1]) é um violinista teuto-americano.
Garrett nasceu em Aachen, filho de uma mãe americana e um pai alemão.
Quando Garrett completou quatro anos, seu pai comprou um violino para o irmão mais velho. David interessou-se pelo instrumento e logo aprendeu a tocar. Um ano depois ele participou de uma competição e ganhou o primeiro lugar. Aos sete anos, ele tocava uma vez por semana em público. Ele estudou violino no Conservatório Lübeck. Aos doze anos, Garrett começou a trabalhar com a violonista polaco-britânica Ida Haendel, frequentemente viajando a Londres e outras cidades europeias para encontrá-la.
Aos treze anos firmou um contrato com a gravadora Deutsche Grammophon Gesellschaft que assegura exclusividade. Foi também nessa idade que decidiu mudar seu nome artístico e começou a usar o sobrenome de sua mãe.
Em 1999 foi aluno da Juilliard School, na sala de Itzhak Perlman, para aprofundar seus conhecimentos do violino. Saiu formado de lá em 2004.
Garrett toca alternativamente um violino de Antonio Stradivari de 1718 e um de Giovanni Battista Guadagnini de 1772.
Enquanto estudava da Juilliard School, David trabalhou como modelo para aumentar sua renda. Alguns críticos de moda o descrevem como o David Beckham da cena clássica.
Acidente com o violino
Em dezembro de 2007, Garrett caiu depois de uma apresentação no Barbican Hall em Londres e bateu no seu violino exclusivo. A princípio pensou-se tratar de um Stradivarius, mas logo foi confirmado que se tratava de um modelo fabricado por Giovanni Battista Guadagnini. David havia adquirido o violino há quatro anos por um milhão de dólares. O custo estimado do conserto foi de 120 mil dólares.
Discografia
1995: Mozart: Violinkonzerte KV 218 und 271a, Sonate für Klavier und Violine B-Dur KV 454
1995: Violin Sonata
1997: Paganini Caprices
2001: Tchaikovsky, Conus: Violin Concertos
2002: Pure Classics
2006: Free
2007: Virtuoso
2008: Encore
Álbuns
Free (2007)
Virtuoso (2007)
Encore (2008)
David Garrett (2009)
No cinema
2008: Tenor at the Movies - "Parla Piu Piano" (de O Poderoso Chefão) e "Se" (de Cinema Paradiso) con Jonathan Ansell.
2008: A New World - "Cinema Paradiso" com Will Martin.
"EU DESCOBRI SUAS MUSICAS POR ACASO, HAVIA SAIDO COM MINHA AMIGA PARA UMA LIVRARIA, ASSIM QUE CHEGAMOS LÁ ESTAVAM PASSANDO O DVD ROCK SYMPHONIES (O MELHOR DO GENERO QUE JA VI), ACHEI INTERESSANTE SEU JEITO NO PALCO (O MOMENTO EM QUE VI ELE ESTAVA SUBINDO EM UMA PLATAFORMA TOCANDO SEU VIOLINO), COMECEI A PROCURAR SUAS MUSICAS E ACABEI ACHANDO VARIOS COVERS DE BANDAS CONSEGRADAS COMO: METALLICA, AEROSMITH, NIRVANA, GUNS ENTRE VARIAS, ALEM DESSES COVERS SUAS MUSICAS SÃO INCRIVEIS" N-T-T