Adam Joseph Copeland, mais conhecido por
EDGE é um lutador canadense de wrestling profissional aposentado, mais conhecido por seu trabalho na WWE, onde ganhou um total de 31 títulos, 14 de duplas, sendo 12 World Tag Team Championships e dois WWE Tag Team Championship. Foi, também, campeão mundial por 11 vezes: 7 World Heavyweight Championships e quatro WWE Championships. Além disso, ganhou cinco vezes o Intercontinental Championship e uma vez o WWE United States Championship.
Sendo Assim, Edge é o primeiro e único lutador que já ganhou todos os seis grandes títulos da WWE, no RAW e no Smackdown. É também o único lutador a vencer um Royal Rumble, um King of the Ring e uma Money in the Bank ladder match.
Copeland nasceu em 30 de outubro de 1973, em Orangeville, Ontário, Canadá, filho de Judy Copeland, uma mãe solteira, que trabalhava em dois empregos para sustentá-lo. Até hoje, nunca conheceu seu pai, nem viu alguma foto dele. Desde cedo, interessou-se no wrestling profissional. Seus lutadores favoritos eram Mr. Perfect, Randy Savage, Hulk Hogan, Ricky Steamboat, Shawn Michaels e Bret Hart. Com 18 anos, Copeland ganhou um concurso de redação, do Sully's Gym, que oferecia treinamento wrestling gratuitamente a quem pudesse escrever um bom texto explicando por que eles gostariam de se tornar um lutador profissional. Vitorioso, Adam foi treinado por Sweet Daddy Siki and Ron Hutchinson, em Toronto. Copeland colocou suas aspirações de wrestling de lado para ajudar a pagar as contas. Trabalhou em vários empregos e decidiu ir para o Humber College, onde se graduou com um diploma de radio difusão.
Adam Copeland começou lutando em companhias independentes na região de Ontário. Ele também lutou em uma região dos Estados Unidos chamada Great Lakes, com o nome de Sexton Hardcastle, e fez parte de uma tag-team muito bem sucedida chamada "Sex and Violence", onde era parceiro de Joe Legend. No ano de 1997 a dupla se tornou parte de uma stable conhecida como "Thug Lige", com o seu grande amigo Christian, Bloody Bill Skullion e Rhino Richards. Na sua carreira independente, Copeland ganhou o SSW Tag title e também venceu o ICW Street Fight Tag title com Christian.
Copeland se uniu à Reso em uma dupla chamada "Hard Impact", mas logo mudaram o nome para "The Suicide Blondes". No ano de 1996, Copeland e Reso foram lutar no Japão com o nome de "Canadian Rockers". Copeland também trabalhou com o nome de Damon Striker numa edição do WCW Pro com Meng e Kevin Sullivan. Na sua biografia, Copeland diz que aquele foi o pior nome que já usou em sua carreira.
Em 1998, Adam Copeland assinou um contrato com a World Wrestling Federation, estreando oficialmente no dia 22 de junho do mesmo ano, numa edição do
Raw is War sob o nome de "Edge", um personagem solitário que entrava pelo público e que andava pela cidade atacando pedestres.
Sua primeira luta foi contra Jose Estrada, Jr., acabando em
count out após um movimento de Edge causar uma lesão no pescoço de Estrada.
A sua estreia em um evento em pay-per-view foi no SummerSLam, onde se uniu à Sable, como um parceiro misterioso, derrotando a dupla de Marc Mero e Jacqueline.
Edge foi, então, colocado em uma rivalidade com o lutador "vampiro" Gangrel. Durante a rivalidade, Gangrel apresentou Christian Cage (agora conhecido apenas como "Christian"), o, na história, irmão de Edge e seu aliado. Eventually, Gangrel e Christian convenceram Edge a se juntar a eles, formando um grupo conhecido como The Brood. Os membros de The Brood acabaram sendo sequestrados e convertidos pelo Ministry of Darkness de The Undertaker. Em maio de 1999, a Brood se separou do Ministry após Christian ser atacado por Ken Shamrock, sendo obrigado a revelar o cativeiro da sequestrada Stephanie McMahon. The Undertaker decidiu punir Christian, mas Edge e Gangrel o defenderam, traindo Undertaker e criando uma rivalidade com o Ministry.
Edge ganhou seu primeiro título individual, o WWF Intercontinental Championship, em 24 de julho de 1999 ao derrotar Jeff Jarrett em um evento não-televisionado em Toronto. Ele perdeu o título na noite seguinte, no Fully Loaded, para Jarrett.
Mais tarde no ano, Edge foi colocado com Christian em uma história com The Hardy Boyz (Matt e Jeff). Logo, no entanto, Gangrel traiu The Brood, formando a New Brood com os Hardys. As duas duplas competiram em uma ladder match no No Mercy em outubro pelos serviços de manager de Terri Runnels e por $100,000, mas os Hardy Boyz acabaram vencendo. No WrestleMania 2000 em 2 de abril, Edge e Christian derrotaram os Hardy Boyz e os Dudley Boyz (Bubba Ray e D-Von) para ganhar o WWF Tag Team Championship em uma Triangle Ladder match, que acabou dando origem à Tables, Ladders, and Chairs match (TLC).
Após essa vitória, Edge e Christian encontraram sucesso como uma dupla de vilões, mudando seus personagens de góticos para uma dupla de "caras legais" cômicos, ganhando o WWF Tag Team Title mais seis vezes (em um total de sete). Durante esse período, a marca registrada da dupla era a "pose de cinco segundos" ("five second pose"), quando os dois posariam por cinco segundos no ringue "para aqueles com fotografias com flash", para insultar e zombar da platéia. Eles também competiram nas três primeiras lutas TLC, vencendo as duas primeiras contra os Dudley Boyz e os The Hardy Boyz, no SummerSlam em 2000 e depois no WrestleMania X-Seven. No Royal Rumble de 2001, Edge e Christian foram derrotados pelos Dudley Boyz e perderam o World Tag Team Championship. Eles não conseguiram reconquistar os títulos no No Way Out contra os Dudley Boyz e os Brothers of Destruction (The Undertaker e Kane), mas conseguiram ganhar os títulos novamente no WrestleMania X-Seven contra os Dudley Boyz e os Hardyz na segunda TLC match.
No Royal Rumble em 31 de janeiro de 2010, Edge retornou de sua lesão ao entrar na Royal Rumble match como o número 29. Ele rapidamente eliminou Jericho e ganhou a luta ao eliminar por último John Cena. Após Jericho ganhar o World Heavyweight Championship de Undertaker durante o Elimination Chamber, Edge o desafiou a uma luta pelo World Heavyweight Championship no Wrestlemania XXVI.
No entanto, Edge foi derrotado. No mês seguinte, Edge derrotou Jericho em uma Steel cage match no Extreme Rules.
Na noite seguinte, no WWE Draft, Edge foi transferido de volta para o Raw, atacando Randy Orton e fazendo com que ele perdesse uma Triple Threat match (também envolvendo Batista e Sheamus), o que lhe custou uma chance pelo título de Cena. No SmackDown de 30 de abril, Edge traiu seus fãs, os chamando de marionetes, depois atacando Christian, se tornando um vilão novamente. Edge começou uma rivalidade com seu ex-parceiro de Rated-RKO Randy Orton. Muito do antagonismo veio por Orton se negar a reformar a dupla Rated-RKO com Edge. Os dois se enfrentaram no Over the Limit, em uma luta que acabou com uma double-countout. No Fatal 4-Way, Edge participou de uma Fatal Four-Way match que incluiu Orton, Sheamus e John Cena pelo WWE Championship, mas Edge não conseguiu ganhar o título.
No mês seguinte, Edge participou da Money in the Bank ladder match do Raw no pay-per-view Money in the Bank, mas não conseguiu a maleta. Edge lutou no SummerSlam em uma sete-contra-sete elimination tag team match contra The Nexus. No episódio 900 do Raw, ele abandonou uma luta de cinco-contra-cinco contra o The Nexus. Ele, então, entrou em uma rivalidade com o General Manager anônimo do Raw, durante a qual o General Manager lhe custou diversas lutas. No Night of Champions, Edge participou de um Six Pack Elimination Challenge pelo WWE Championship de Sheamus, mas novamente falhou ao ganhar o título.
No Hell in a Cell, Edge derrotou Jack Swagger. Na noite seguinte, no Raw, foi anunciado que ele foi transferido para o SmackDown em troca de CM Punk após ter destruído o computador do General Manager, lhe tornando face. Em seu retorno ao SmackDown, ele derrotou Jack Swagger. No SmackDown de 15 de outubro de 2010, ele derrotou Dolph Ziggler para se tornar parte do Team SmackDown no Bragging Rights. Junto com Rey Mysterio, Edge ganhou a taça.
Logo depois, Edge entrou em uma rivalidade com Kane pelo World Heavyweight Championship. Ele derrotou Mysterio e Alberto Del Rio para conquistar o direito de enfrentar Kane pelo título no Survivor Series, luta que acabou em um empate. Em 19 de dezembro de 2010, Edge derrotou Kane, Mysterio e Del Rio em uma TLC match no TLC: Tables, Ladders & Chairs ganhando o World Heavyweight Championship pela sexta vez em sua carreira.
Após derrotar Kane em uma Last Man Standing match, Edge entrou em uma rivalidade com Ziggler e Vickie Guerrero que foi até depois do Royal Rumble. No episódio 600 do
SmackDown em 18 de fevereiro, Guerrero - então General Manager interina - demitiu Edge e deu o título à Ziggler. O GM do
Smackdown Teddy Long retornou na mesma noite, recontratando Edge, que derrotou Ziggler para reganhar o World title pela sétima vez, seu 11° World Championship. Após a luta, Long derrotou Dolph e Vickie. No Elimination Chamber, Edge defendeu seu World Heavyweight Championship em uma Elimination Chamber match ao eliminar Rey Mysterio. Edge e Christian se reuniram contra Alberto Del Rio e seu guarda-costas Brodus Clay. No WrestleMania XXVII, Edge derrotou Del Rio, retendo o título.
No Raw de 11 de abril, Edge anunciou que, devido à lesões, estava se aposentando do wrestling profissional. Na mesma semana, no SmackDown, Edge oficialmente deixou seu World Heavyweight Championship vago.
"Sentiremos sua Falta!!!! Espero que essa decisão de sair da WWE seja passageira, e logo logo estaremos vendo suas entradas geniais e sua musica contagiante em meio aos gritos e aclamações do publico..."